sábado, 16 de maio de 2009

Os Bichos Íntimos

Os Bichos Íntimos


Um ermitão, uma destas pessoas, que por amor a Deus se refugiam na solidão do deserto, do bosque, ou das montanhas para dedicar-se somente a oração e a penitencia, muitas vezes reclamava que tinha muito a fazer.

Perguntaram-lhe como era possível que em sua solidão tivesse tanto trabalho.
Tenho que domar dois falcões, treinar duas águias, manter quietos dois coelhos, vigiar uma serpente, carregar um asno e sujeitar um leão.

Não vemos nenhum um animal perto do local onde vives.
Onde estão estes animais?

O ermitão explicou:
Estes animais estão em todos os homens, vocês também...

Os dois falcões se lançam sobre tudo o que aparece, seja bom ou mau. Tenho que domá-los, para que só se fixem sobre uma boa presa. São meus olhos!

As duas águias ferem e destroçam com as suas garras. Tenho que treiná-las para que sejam úteis e ajudem sem ferir. São as minhas mãos!

Os dois coelhos querem ir onde lhes agrada, fugindo dos demais e esquivando-se das dificuldades.Tenho que ensinar-lhes a ficarem quietos, mesmo que seja penoso problemático ou desagradável. São meus pés!

O mais difícil é vigiar a serpente, apesar dela estar presa numa jaula com 32 barras. Sempre está para morder e envenenar os que rodeiam mal se abre a jaula, se não vigio de perto causa danos. È minha língua!

O burro é muito obstinado, não quer cumprir suas obrigações. Alega estar cansado e se recusa a carregar a carga de cada dia. É meu corpo!

Finalmente, preciso domar o leão. Quer ser o rei, o mais importante; é vaidoso e orgulhoso. São meus sentimentos!

Portanto há muito que fazer...

Nenhum comentário: