terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mensagem de Osvaldo Melo

(MENSAGEM COPIADA DO SITE DA FEDERAÇÃO ESPIRITA CATARINENSE)

Evolução e Trabalho

Meus filhos,

Deus abençoe nossos propósitos nos trabalhos que nos cabem, pelas mãos misericordiosas de Jesus.

A evolução de nossas almas é o convite permanente feito pelo Pai Amoroso e Sábio. Toda a natureza, reflexo vivo da grandiosidade dos atributos do Criador Incriado, transmite-nos esse ensejo, mostrando-nos que tudo ascende para Deus no Universo.


Os atos que realizamos, as circunstâncias que nos cercam, os fatos que se sucedem na esteira do tempo, enfim, todos os acontecimentos relacionados à vida devem ser analisados sob o prisma da evolução, mudança constante das personalidades para se adequarem às Leis Divinas, que traduzem a vontade do Pai Justo e Manso.

Na seara Espírita, detentores que somos de conhecimentos profundos sobre os problemas do ser humano, cabe-nos a tarefa primordial de utilizarmos os ensinos amorosamente transmitidos pelos prepostos de Jesus na transformação do “eu”, que deve abdicar da visão personalista egocêntrica, para a ótica coletiva, acima dos pontos de vista individuais.

O momento atual, como é do conhecimento de todos, é fase de transição, na qual o orbe que nos acolhe transforma-se de planeta de provas e expiações em planeta de regeneração, em face da mudança gradual dos seus habitantes que passam a refletir, no ambiente que os envolve, as luzes existentes em seu interior.

Por isso, meus filhos, é imprescindível que reflitamos hoje no papel que cabe a cada um de nós, trabalhadores de boa vontade, na Seara do Senhor, a fim de que não embaracemos a execução dos planos divinos pela imposição, às vezes sutil, dos valores relativos à nossa pobre personalidade, quando é vontade de Deus, em verdade, a nossa adesão de bom grado a seu sublimes desígnios.

E muitas vezes, embora intentando auxiliar o Movimento Espírita, terminamos por desfigurar a Doutrina que tantos amamos, ao agregarmos a seus princípios eternos, reflexos das Leis Imutáveis, os desejos e aspirações oriundos de nossas vivências de espírito imortal, caindo, assim, na recapitulação de condutas que há muito devíamos ter mudado, à luz do Evangelho.

Nosso Estado generoso, tão fértil de belezas naturais, rico por sua população acolhedora e miscigenada a fim de sedimentar a fraternidade universal, nosso Estado, repito, aguarda o instante no qual os trabalhadores de Jesus se unirão em prol da Causa Cristã, sem dissensões ou mágoas, respeitando-se, naturalmente, as características individuais e coletivas de cada grupo espiritual que, juntos, configuram a Família Espírita Catarinense, possuidora de graves compromissos a cumprir em função do Evangelho de Jesus, esclarecendo as mentes pelo estudo constante e organizado, mas principalmente iluminando corações, muitos dos quais aflitos perante as várias dificuldades que geram angústia e solidão nesta época de mudança cíclica.

Possamos, meus filhos, dar as mãos, entrelaçadas, simbolizando o “FEIXE DE VARAS” de Jesus, que não se dobrará perante as adversidades da vida, vida ainda tão sofrida, em consequência da não aceitação do Evangelho por nossas pobres almas.

Aproveitemos o momento atual. O hoje é o melhor dia para fortalecermos o afeto imprescindível que serve de base para toda e qualquer atividade evangélica efetiva. Não foi por mera retórica que Jesus nos legou a afirmação de que seus discípulos seriam conhecidos por muito se amarem.

O amor, meus filhos, é indubitavelmente a solução de todos os problemas que nos rodeiam, em qualquer esfera: pessoal, profissional, social ou espírita. Somente amando estaremos cumprindo de forma efetiva as Sagradas Escrituras, especialmente o Novo Testamento, que consubstancia o cântico de amor ensinado pelo Cristo: amor a Deus, amor ao próximo, amor a nós mesmos.

Não olvidemos, nas atividades doutrinárias e administrativas – na Casa Espírita na qual nos vinculamos como família espiritual ou no Movimento Espírita que nos propicia a honra de servir – que a doçura, a mansuetude e o bom senso, baseados no estudo da Codificação Kardequiana e obras complementares, devem ser o norte, o farol da conduta a que nos propomos como espíritas, trabalhadores da vinha do Senhor.

Em situações de conflito, dificuldades comuns ao caminho, busquemos sempre, “a mesa do diálogo”, sentados na “cadeira da boa vontade”, a fim de consultarmos, na situação em análise, qual seria a postura de Jesus diante de tal ou qual fato. Assim, meus filhos, teremos a tranquilidade indispensável para o bom êxito de nossos cometimentos.

O futuro, caros companheiros, bate à nossa porta, cobrando-nos a dívida dos desvios do passado e os juros decorrentes da nossa insistência nas posições personalistas, egocêntricas. Tal débito poderá ser saldado com facilidade se nos dispusermos a aceita os desígnios divinos da Lei de Causa e Efeito, que é abrandada grandemente pelas benesses do amor.

Utilizemos a prece sincera, a meditação elevada, o trabalho constante e a fraternidade pura como os canais naturais que nos possibilitarão o recebimento das sugestões elevadas vindas do Plano Maior, especialmente dos irmãos que lhes antecederam nas lides espiritistas.

Recebam meu braço afetuoso, que simboliza as saudações dos demais Companheiros Espirituais que atuam na Caravana que jamais se dissolverá.

Osvaldo Melo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA CATARINENSE – FEC
CONSELHO REGIONAL ESPÍRITA 14
ENCONTRO DO CRE 14 - 29 DE NOVEMBRO 2009

Nenhum comentário: